A melhor forma de ouvir a Deus

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Deus nos ensina a rezar e a ouvi-Lo, mas nem sempre sabemos como fazer isso
amelhorformadeouviradeus
             A sabedoria de Deus é como uma emissora de rádio emitindo sinal vinte e quatro horas por dia. E quando sintonizo essa emissora, o Senhor começa a mostrar o que devo fazer. Mas como receber esse sinal de Deus? Por meio da oração. E como ouvir a mensagem e o mandamento do Senhor? No coração.
A nossa consciência não é aquele “bicho-papão”, pois é por ela que Deus nos fala com amor. Pode ser que num caso especial, de grande necessidade, o Senhor nos fale ao ouvido, mas isso não é comum. O comum é Ele falar lá no fundo da nossa consciência, para nos mostrar todas as coisas.
               Para isso, no entanto, é preciso ser íntimos do Senhor e assíduo na oração. Não tenha medo de conversar com Deus sobre sua vida! Fale para Ele sobre seu filho, seu marido, sua mulher, seu emprego e grupo de oração. Pergunte tudo ao Senhor para que Ele fale em seu interior. Depois de falar com Deus, fique em silêncio. No começo, somos “ruins de ouvido”, mas, depois, com a prática, nós vamos aprendendo a ouvi-Lo com o coração.
             No começo, pode parecer que o Senhor não fala nada, não responde nada. Mas quanto mais Lhe fizermos perguntas e O escutarmos, tanto mais Ele nos ensinará a verdadeira sabedoria, o que fazer em cada momento, diante de cada coisa. A nossa consciência é a voz do Espírito, que é sutil, mas penetrante e regeneradora.


Seu irmão,

Que a vida cristã não seja transformada em museu, pede Papa

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Santo Padre destacou necessidade de coragem apostólica para que a vida cristã não seja transformada em um museu de recordações
Da Redação, com Rádio Vaticano
Papa Francisco convida fiéis à abertura ao Espírito Santo / Foto: L'Osservatore Romano
Papa Francisco convida fiéis à abertura ao Espírito Santo / Foto: L’Osservatore Romano
A Igreja segue sua caminhada graças às surpresas do Espírito Santo. Este é um dos trechos da homilia do Papa Francisco, na Missa desta terça-feira, 28, na Casa Santa Marta. A partir da pregação do Evangelho aos pagãos, narrada nos Atos dos Apóstolos, Francisco destacou que também hoje é preciso ter “coragem apostólica” para não transformar “a vida cristã em um museu de recordações”.
A homilia foi inspirada no trecho dos Atos dos Apóstolos, na Primeira Leitura, para destacar o quanto é fundamental na vida da Igreja abrir-se sempre ao Espírito Santo. Muitos, na época, ficavam inquietos ao saber que o Evangelho era pregado para além dos judeus. Mas quando Barnabé chegou a Antioquia, alegrou-se, porque vê que as conversões dos pagãos são obras de Deus.
Não temer o Deus das surpresas
Além disso, destacou o Papa, já nas profecias estava escrito que o Senhor viria salvar todos os seus povos, como no capítulo 60 de Isaías. Entretanto, nem todos compreendiam estas palavras.
“Não entendiam. Não entendiam que Deus é o Deus das novidades. ‘Eu renovo tudo’, nos diz. Não entendiam que o Espírito Santo veio para isso, para nos renovar; e continuamente faz esse trabalho de nos renovar. Isso provoca temores. Na História da Igreja, podemos ver, daquele momento até hoje, quantos temores diante das surpresas do Espírito Santo. É o Deus das surpresas”.
Francisco ressaltou que existem muitas novidades e para distinguir o que é de Deus e o que não é d’Ele, é necessária uma abertura ao Espírito Santo. “Nós, sozinhos, não podemos. Com a nossa inteligência, não podemos estudar toda a História da Salvação. Podemos estudar toda a Teologia, mas sem o Espírito Santo não podemos entender a história. É justamente o Espírito quem nos faz entender a verdade ou – usando as palavras de Cristo – é o Espírito que nos faz conhecer a voz de Jesus”.
O Espírito Santo e a Igreja
O avançar da Igreja, conforme explicou o Santo Padre, é obra do Espírito Santo, que faz o povo ouvir a voz do Senhor. E para ter certeza que a voz ouvida é a de Jesus, Francisco recomendou a oração.
“Sem oração não há lugar para o Espírito. Peçamos a Deus para nos enviar esse dom (…) A Igreja avança, a Igreja vai em frente com essas surpresas, com essas novidades do Espírito Santo. É preciso discerni-las, e para discerni-las devemos rezar, pedir esta graça”.
Francisco exortou ainda os fiéis a correrem o risco, com a oração e a humildade, de aceitar as mudanças trazidas pelo Espírito Santo, pois este é o caminho.
“O Senhor nos disse que, se comermos o Seu Corpo e bebermos o Seu Sangue, teremos vida. Agora, vamos continuar esta celebração com esta palavra: ‘Senhor, Tu que estas aqui conosco na Eucaristia. Tu estarás dentro de nós, dá-nos a graça do Espírito Santo. Dá-nos a graça de não ter medo quando o Espírito, com segurança, nos diz para darmos um passo avante’. E nesta Missa, vamos pedir essa coragem apostólica de levar a vida e não fazer da nossa vida cristã um museu de recordações.”

Fonte: Canção Nova

O testemunho dos seguidores de Cristo pode mudar o mundo

terça-feira, 28 de abril de 2015

O testemunho dos seguidores de Cristo pode mudar o mundo! Que nenhum contratestemunho e nenhuma perseguição tirem do nosso coração o amor a Cristo Jesus!

“Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos” (At 11, 26).

A Palavra de Deus hoje, por intermédio dos Atos dos Apóstolos, nos ajuda a meditar e a acompanhar a ação evangélica e evangelizadora do apóstolo Paulo. E hoje olha mais de perto ainda a junção de Paulo e Barnabé, aquele que será um dos seus companheiros nesta missão apostólica de levar o Evangelho a todos os cantos da Terra. Por isso Barnabé foi primeiro enviado a Antioquia, um dos centros do mundo naquela época.
Quando Barnabé chegou a Antioquia, ele pregou com ousadia, com muita firmeza e autoridade a Palavra de Deus. Todos ficaram muito alegres e felizes com a pregação de dele, porque primeiro ele animava a todos; os animava para que permanecessem fiéis, para que não se entregassem ao desânimo e não se cansassem de ser seguidores e servidores do Cristo Jesus.
Depois de sair dali, Barnabé foi se encontrar com Paulo em Tarso; e os dois foram juntos para a Antioquia e ali trabalharam firmes por um ano inteiro naquela igreja, dando testemunho da fidelidade e do amor a Jesus Cristo, da alegria no serviço de quanto era bom ser discípulo e seguidor de Jesus Cristo. E assim vem uma grande graça, porque os outros começam a perceber o testemunho de vida deles [Paulo, Barnabé e cristãos], a coerência de vida, a alegria que eles têm, a disponibilidade, a intrepidez e a ousadia deles de anunciar o Evangelho. Então pela primeira vez, os discípulos de Jesus são chamados de “cristãos”, ou seja, são seguidores de Cristo, levam em si a marca de Cristo Jesus.
Ser cristão não é apenas um título; ser cristão é uma realidade, é a missão maior que todos nós recebemos, a qual o batismo nos conferiu! O que mais falta no mundo hoje é que as pessoas reconheçam onde estão os cristãos; não os cristãos por número, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por pesquisa, mas onde está o testemunho de vida daqueles que seguem Cristo Jesus, onde está a diferença que faz alguém que se torna discípulo de Jesus.
Por isso a Palavra de Deus quer nos exortar à perseverança e à santidade de vida, mas sobretudo a não termos medo de testemunhar que somos seguidores de Jesus Cristo, que somos Seus discípulos, que a nossa vida é sinônimo da paixão e do amor que temos ao Evangelho e ao seguimento de Cristo Jesus.
Que nenhum desânimo, que nenhum contratestemunho e que nenhuma perseguição tirem do nosso coração o nosso amor a Cristo Jesus!
Que se multiplique não somente o número de cristãos pelo mundo, mas que se multiplique o número daqueles que são verdadeiramente apaixonados por Jesus, que são capazes de dar a vida por Ele, que são capazes de testemunhar que Jesus dá sentido e valor à nossa vida!

Deus abençoe você!

Fonte: Canção Nova

Como enfrentar os seus medos

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Na grande arena da vida, os ponteiros da decisão apontam a hora de enfrentar os medos
“Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais” (Lc 12,7).

  Tenha a coragem de enfrentar os seus medos - 1600x1200
Dizem que, na Bíblia, a expressão “não tenhais medo” está escrita 365 vezes. Isso significa que para cada dia no ano temos de nos lembrar de que podemos vencer esse inimigo.
Mesmo que essa conta não seja exata, o certo é que, nesse duelo “medo x você”, Deus quer fazer de você um vencedor. O Senhor não vai lutar no seu lugar, mas, com certeza, lutará ao seu lado. Não sei se percebeu, mas você já está na arena da vida, a luta já vai começar. Resta saber quem vai vencer: você ou o seu medo.
Existem muitos tipos de medos: medo do passado, do presente, do futuro; medo de pessoas de dentro de casa e fora dela; medo de solidão, de multidão; medo de morrer, de viver; medo de homem, de mulher. Existem pessoas que têm medo de quem está vivo, outras de quem está morto.
Alguns com medo da traição, outros da paixão; outros com medo do perdão (dar ou receber); alguns com medo de falar, outros com medo de calar; alguns com medo do conhecido, outros, do desconhecido. Enfim, são muitos os tipos de temor e escrever uma lista de todos seria algo quase impossível.
Certa vez, ouvi padre Rufus Pereira dizer que o demônio é o “deus do medo” e que esse sentimento é como um louvor aos infernos: quanto mais uma pessoa o alimenta, tanto mais força tem o demônio de fazer mal a ela. Medo e fé são como água e óleo: não se misturam. Ou uma pessoa tem fé ou tem medo. Se o medo vencer, acabará asfixiando a fé.
O temor, na maioria das vezes, surge da nossa imaginação (como Santa Teresa dizia: “A imaginação é a louca da casa”); por isso, muitas vezes, o medo é como um manipulador, um “cara bom de papo” ou até um ilusionista, que faz você ver o que não existe, acreditar no que não é verdade e assustar-se com fantasmas que já foram sepultados, mas que ele insiste em dizer que estão vivos.
Na grande arena da vida, os ponteiros da decisão apontam a hora de enfrentar os seus medos, não de mãos vazias, mas com “as armas da fé” (cf. Rm 13,12). Não se esqueça também de que todo lutador tem sempre um técnico que lhe diz o que fazer. O seu é Jesus, Aquele que lhe diz: “Não tenhas medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino” (Lc 12,32).
Quem não tiver coragem de enfrentar os seus medos nunca descobrirá que é maior do que eles, não importa o nome que tenham; você não pode mais lutar de costas, essa é a posição do pânico, dos covardes e derrotados. Na luta entre o medo e você, creia que o cinturão da vitória é seu.

Padre Sóstenes Vieira
Comunidade Canção Nova

Jesus é o único Pastor a conduzir o rebanho à vida plena

domingo, 26 de abril de 2015

Jesus é o único Pastor a conduzir o rebanho à vida plena. O Bom Pastor Jesus é o nosso referencial para que sejamos bons padres, bons pais, boas mães, bons profissionais e bons em tudo o que fazemos!

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (João 10, 11). 

Neste quarto Domingo da Páscoa, nós queremos contemplar Cristo, o Bom Pastor. A primeira coisa necessária para isso é assumir esta verdade: Jesus não é um Pastor apenas, mas é o Bom Pastor! Assim como há o bom médico, o bom padre, a boa mãe, o bom pai, há aquele pastor que é bom. Bom no que faz, bom no que é e qualificado naquilo que exerce; não é simplesmente “bom” de bondade, porque faz coisas boas aqui e ali. Bom porque é bom mesmo, bom porque é eficiente e eficaz naquilo que realiza, bom porque é capaz de fazer tudo para além de suas capacidades. Assim é o nosso Bom Pastor, Jesus!
E onde é que está o lado bom que nós contemplamos em Jesus? A primeira coisa: Ele dá a vida por Suas ovelhas, é capaz de morrer por elas. O Senhor não cuida das ovelhas de qualquer jeito, de qualquer maneira, com desprezo e com desdém. Ele não se sente apenas o Senhor daquele rebanho, mas Ele é o Pai, é o Pastor dele! É Aquele que pastoreia e cuida com ternura, amor e dedicação de Suas ovelhas. E se alegra quando Suas ovelhas se alegram, chora quando Suas ovelhas choram e o Seu coração fica inquieto quando uma de Suas ovelhas se perde.
O Bom Pastor Jesus é um referencial para todos nós; precisamos ser bons padres, precisamos que os pais sejam bons pais, que as mães sejam boas mães, que você seja bom naquilo que faz e que você não faça do seu ofício apenas um ofício, algo no qual você está ali porque as circunstâncias o colocaram ali.
É triste saber que um médico é médico porque estudou para fazer medicina, mas não é um bom médico e não dá a vida para salvar seus pacientes, aqueles que estão sob sua responsabilidade. Assim como é ruim saber que um pai é pai porque engravidou a esposa e os filhos vieram, mas não é um pai que dá o melhor de si, nem a própria vida por causa dos seus filhos.
O Bom Pastor deseja que sejamos bons naquilo que fazemos ou exercemos nesta vida! O contrário de bom não é ser ruim, é ser medíocre. Nós não podemos ser medíocres naquilo que é a nossa responsabilidade na vida! Pelo contrário, precisamos ser bons de verdade, bons por inteiro e dar o melhor de nós naquilo que realizamos!
Nós hoje queremos aprender com Jesus, que, no Seu gesto de ser o Bom Pastor, é capaz de agregar e de unir as ovelhas, até mesmo as que estão dispersas, porque Ele não se contenta só com aquelas que estão junto d’Ele, mas vai atrás das que estão perdidas para uni-las e agregá-las.
Nós queremos tomar um ânimo novo, uma coragem nova e uma disposição nova para assumir aquilo que são nossas responsabilidades e os nossos compromissos com a vida para que não esmoreçamos, para que não desanimemos nem caiamos na mediocridade, pois precisamos ser bons como Nosso Senhor é bom sendo o Nosso Pastor!

Deus abençoe você!
 
Fonte: Canção Nova

Um amor mais forte - Quando todos vão embora, só o amor de Deus fica

sábado, 25 de abril de 2015

Você já atualizou o seu status nas redes sociais? E para o Senhor, você também atualizou seu perfil? No que você está pensando? O que está sentindo agora? Sente tristeza ou medo? Então, você precisa ir à raiz desse sentimento e atualizar o seu relacionamento com Deus.
Você traz raiva em seu coração? Qual o motivo desse sentimento? Atualize o seu perfil com Deus. Talvez você esteja sentindo muita alegria! Atualize esse sentimento com o Senhor e louve-O por isso.
Faça esse exercício durante a semana; dê nome aos sentimentos. Muitas vezes, atualizamos nossas emoções nas nossas redes sociais, mas não o fazemos com Deus. Se fizermos isso, nosso dia será melhor.
A chave da cura é o amor, a qual não se vende nem se compra por dinheiro nenhum. O amor de Deus por nós é de graça; ninguém faz por merecê-lo! É esse amor que o Senhor quer derramar sobre nós.
Há alguns dias, minha filha Kiara fez a primeira comunhão, em Curitiba (PR), aos 12 anos. Quando ela recebeu Jesus, chorou bastante. Depois, fui abraçá-la e lhe perguntei: “Filha, o que você sentiu?”. Ela respondeu: “Mãe, eu leio muitos livros de romance, como a senhora bem sabe. Mas esse amor que eu senti é muito mais forte que o amor de romance, muito maior que tudo”. Eu me emocionei com ela.
Quando eu tinha dezessete anos, participava do grupo de oração. Certo dia, uma música bem antiga começou a tocar: “Tu és minha vida, outro Deus não há”( composição de Paulo César de Oliveira). Essa música foi entrando em mim de uma tal forma, que eu fui tocada profundamente. Vi Jesus na minha frente, e Ele me dizia: “A partir de hoje, nada vai nos separar!”. E a partir daquele momento, tudo mudou na minha vida.
A Palavra meditada está no Evangelho de São João 4, 1-29
Os judeus não gostavam dos samaritanos, tinham uma certa rejeição por eles. Mas vemos, no início desta Palavra, que Jesus parecia ter um encontrado marcado com a samaritana. O Senhor tem a hora certa para nos encontrar. Se você que está rezando por alguém da sua família, saiba que Jesus tem uma hora marcada com esta pessoa. Confie!
Algumas pessoas preferem morar sozinhas num apartamento, não tem contato com as pessoas, porque se escondem de medo de serem machucadas.
A samaritana tinha medo dos judeus, mas Jesus lhe pediu água. Ele foi chegando de mansinho, pois sabia que, se chegasse com tudo, ela poderia rejeitá-Lo. O Senhor faz assim conosco também. Ele chega de mansinho por meio de uma música ou uma palavra.
Cristo foi se aproximando daquela mulher e pediu de beber. Com essa atitude, ela já foi se sentindo amada, e a partir daí, Ele começou a trabalhar no interior dela. O Senhor lhe ofereceu a Água Viva. Cuidado com a água que você está bebendo! A cura de que você precisa está no Senhor.
umamormaisforte
“Existe um amor muito mais forte que é capaz de nos levantar”, afirma Rogéria. Foto: Tiba Camargos/cancaonova.com
Jesus ofereceu o Espírito Santo àquela mulher, porque ele queria derramar Seu amor sobre ela. Ele lhe mostrou que ela precisava de cura na sua afetividade. “Todo aquele que beber da minha água nunca mais terá sede!”. É como se Ele quisesse dizer a ela: “Só eu posso saciar esse vazio. Só eu posso preenchê-lo. As pessoas têm buscado uma fonte errada, por isso estão “batendo a cabeça” por aí. Jesus ofereceu à samaritana algo muito maior, algo que ela nem imaginava. Ele curou suas feridas.
A mulher disse: “Senhor, dai-me desta Água para que eu não sinta mais sede!”. Ela quis dizer: “Dai-me desta Água para que eu não precise me esconder mais, para que não senta mais essa rejeição. O Senhor lhe respondeu: “Traga seu marido!”. E ela disse: “Não tenho marido!”. Jesus foi à raiz da sua história. Essa mulher viveu muitas coisas na sua afetividade. Ela teve cinco maridos e precisava ser curada no seus afetos. Os amores que ela teve foram passageiros, por isso o Senhor queria tocar nos seus afetos. Hoje, as pessoas também vivem essas feridas na afetividade.
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13,4-7).
Infelizmente, as pessoas estão trocando de marido ou de esposa como se troca de roupa. Muitas delas colocam mais amor na criação do que nas pessoas. Esses amores são falsos, são passageiros; temos de amar com perdão, querendo o bem do outro. Esse amor é o que cura. O abraço e o carinho de uma mãe muda tudo na vida do filho. Se você tem um filho agitado, faça a experiência de abraçá-lo.
A samaritana disse para Jesus: “Eu sei que virá o Messias, e quando Ele vier, nos fará conhecer todas as coisas”. E ele diz: “Sou eu quem fala contigo!”. Quando Jesus falou com ela e olhou nos Seus olhos, recebeu a cura naquele momento, porque a Palavra vai dizer que ela saiu para testemunhar para todos quem ela tinha conhecido. Foi ou não foi uma cura que Jesus fez?
Será que Deus não fala com você também? Essa mulher experimentou o amor mais forte que tudo. Madre Tereza dizia que “o amor dói”. Eu sei que as pessoas que estão assim hoje, procurando um amor passageiro. A Palavra nos diz: “Se você está no abismo, em uma situação de morte, ali Deus encontra você!” (Salmo 139). Se você viveu ou está vivendo uma situação dolorosa, Deus está com você.
Existe um amor muito mais forte que é capaz de nos levantar. Quando todos vão embora, só o amor de Deus permanece.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

Fonte: Canção Nova

O que te impede de mudar?

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Quantas vezes você tentou mudar alguma coisa em sua vida e fracassou?

Prof. Felipe Aquino



Quantas vezes você tentou mudar algo ou alguma coisa em sua vida e fracassou?

Quantas vezes você quis mudar mas acreditou que isso levaria muito tempo e seria doloroso?

E se a mudança fosse rápida e fácil, você não pensaria que teria que enfrentar os parentes e amigos dizendo “se era tão fácil, por que não fez isso antes?”

Esses argumentos negativos internos e externos nos impedem no processo de mudança e nos colocam num processo de adiamento da felicidade.

Outra observação que tenho feito em minha vida e que você pode fazer na sua é analisar mais profundamente o que você está ganhando em não mudar.

Você deve ter ficado com um ponto de interrogação enorme na cabeça agora…”Como assim? Eu quero mudar! Não estou ganhando nada em não mudar”

Eu também pensava assim, porém, na maioria das vezes nosso cérebro trabalha em busca do prazer, e frente àquilo que você quer mudar, você pode estar tendo algum “ganho secundário”.

Vou dar um exemplo, sabe aquela tia ou avó ou amigo (tenho certeza que você conhece alguém assim) que está com a saúde plena e de repente, adoece sem causa aparente? E por mais que a pessoa queira ficar boa, ela demora dias para se curar…

Apesar dela realmente querer se recuperar, o prazer de receber atenção e cuidados, adia inconscientemente sua cura. Isto é um ganho secundário.

E o ganho secundário costuma ser um impedimento a uma mudança verdadeira e duradoura.

Para que essa semana se inicie com mudanças em sua vida, vou te deixar um exercício reflexivo para que identifique o que está te impedindo de mudar:

- Pense naquilo que você está querendo mudar há algum tempo e não está obtendo sucesso: o que você ouve, vê ou sente de você mesmo sobre essa situação?

- O que você ouve, vê ou sente das pessoas ao seu redor sobre essa situação? Qual é o grau de importância que você dá aos comentários internos e externos?

- Agora, analise que benefícios ocultos você está recebendo nesta situação. Qual é o seu ganho secundário?

De posse das percepções internas e externas da situação que você quer mudar e da identificação do seu ganho secundário, reposicione seu foco de mudança. Concentre-se na causa e na solução. Naquilo que realmente você quer. Pode ser que você esteja almejando cura para sua alergia insistente, mas no fundo você está precisando mesmo é de maior convivência com seus amigos, ou fazer novas amizades…


Fonte: Aleteia

Acolhendo a Palavra de Deus, acolhemos a salvação

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Acolhendo a Palavra de Deus, acolhemos a salvação, porque a essência dela é uma só: nela está a salvação que nós, homens, precisamos em Cristo Jesus Nosso Senhor!
 
Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco” (At 8, 35).

Que passagem maravilhosa contemplamos hoje na leitura dos Atos dos Apóstolos, quando Filipe vai ao encontro de um eunuco etíope, que, na verdade, é um ministro da rainha da Etiópia! Esse homem se abre à graça de Deus e se encontra com Filipe. “Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: ‘Tu compreendes o que estás lendo?’ O eunuco respondeu: ‘Como posso, se ninguém me explica?’” (At 8, 30-31).
A partir daquela mesma passagem de Isaías lida pelo eunuco, Filipe anunciou a ele o Reino de Deus, pregou a partir daquela mesma Escritura sobre quem era Jesus.
Permita-me dizer a você: essa é uma passagem do Antigo Testamento, de Isaías, mas é importante não perdermos isso do coração. Do Velho ao Novo Testamento, toda a Sagrada Escritura nos conduz ao coração de Jesus! Por isso não podemos ficar presos ou amarrados a questões secundárias e não irmos ao essencial na pregação da Palavra de Deus.
E depois uma outra coisa muito importante a ser vista é que aquele eunuco desejava compreender a Sagrada Escritura, ele tinha sede dela e precisava de alguém para fazer isso. Com a sabedoria evangélica e a docilidade ao Espírito Santo de Deus, Filipe vai anunciar a esse etíope a Palavra de Deus. Ele fica tão convencido com a pregação de Filipe, que ali mesmo ele pede para ser batizado, eles descem até onde há água e Filipe o batiza.
Da mesma forma, nós precisamos anunciar Jesus, precisamos pregar o nome de Jesus, precisamos ajudar as pessoas a compreender as Sagradas Escrituras. E compreender as Sagradas Escrituras não quer dizer simplesmente fazer um curso de teologia, se tornar um exegeta ou qualquer coisa referente à Palavra de Deus.
Que bom quem a pode estudar, quem a pode compreender mais, mas não podemos deixar de dar o anúncio querigmático da Palavra de Deus! A essência da Palavra de Deus é uma só: nela contém a salvação que nós, homens, precisamos em Cristo Jesus, Nosso Senhor!
O que nós precisamos pregar é Jesus; Ele é luz, é sabedoria, é entendimento e conhecimento. Precisamos pregar Jesus que nos leva ao arrependimento dos nossos pecados. Precisamos pregar Jesus que nos leva a ter sede de Deus e vontade de viver as coisas d’Ele. Não perca tempo com pregações, com anúncios e, muitas vezes, com discussões paralelas que não levam a nada!
Pode haver momentos em que vamos satisfazer a nossa curiosidade; contudo a Palavra de Deus não é um livro de curiosidades; a Palavra de Deus é a Palavra que nos conduz a Deus e à salvação! Não podemos perder tempo, precisamos anunciar o nome de Jesus a quem Deus nos enviar: amigos, parentes, filhos, marido (esposa).
Não espere que a salvação que a sua casa precisa esteja nessa ou naquela situação. A salvação está próxima de nós, mas, muitas vezes, nós a ignoramos.
Que o mesmo Espírito que conduziu Filipe para anunciar, pregar, converter e batizar o coração do eunuco, que era ministro da rainha da Etiópia, esteja sobre nós, nos levando a pregar a Palavra de Deus e a levar os homens a conhecer e amar a Jesus, porque quando O conhecemos e O amamos Ele se torna o Senhor, a luz e a direção da nossa vida! 

Deus abençoe você! 

Fonte: Canção Nova

Não desviemos o olhar de Cristo nem O tiremos do coração

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Não desviemos o olhar de Cristo nem O tiremos do coração, pois, se tirarmos d’Ele o nosso olhar, o risco de nos perder será muito grande! 
E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia” (João 6, 39).

Precisamos abrir o nosso coração para compreender que esta é a vontade do Pai: que nenhum de nós se perca, que nós não nos desviemos do caminho, da direção ou da meta que é o Reino de Deus. Ao longo da história da humanidade muitos se perderam, muitos se desviaram, muitos não encontraram nem sequer o caminho.
Deus enviou Seu Filho não foi para trazer ao mundo a sentença de condenação, mas sim a sentença de salvação! Deus enviou Seu Filho para que Ele mesmo fosse o caminho e a direção da salvação da nossa humanidade.
Muitas vezes, quando falamos de salvação, a nossa cabeça se lembra só da salvação eterna, o céu. É verdade que o Senhor nos dá essa vida plena, essa ressurreição plena e que, no último dia, estaremos todos juntos com o Pai. Todos nós que ouvimos a voz de Jesus – e nos tornamos Seus discípulos e Seus seguidores – permitimos que a vida de Deus aconteça em nós, porque também é desta vida que Jesus veio falar a nós, é desta vida plena aqui na Terra, de modo que nenhum de nós se perca na direção e no caminho da vida.
Que não andemos sem saber para onde estamos indo, sem saber que direção estamos dando para a nossa vida. Pode ser que, em alguns momentos, não saibamos o que fazer, estejamos em dúvida, divididos, tenhamos questionamentos, mas não podemos deixar de ter metas, não podemos perder o olhar da direção final, não podemos perder a direção do horizonte e, ao longo da estrada, nos iludirmos com as fantasias que se apresentam ao longo do caminho.
Deus Pai não quer que eu me perca, Ele não quer que você se perca, não quer perder nenhum de nós ao longo do caminho! Deixe-me dizer, nós, mesmo nos caminhos do Senhor, nos perdemos, nos desviamos da rota e nos tornamos tão autossuficientes que chegamos a ponto de dizer: “Já sei tudo de Deus!”. Ou: “Já está bom!”. E também: “Já cheguei a um grau de intimidade e conhecimento com Deus que eu me faço autossuficiente!”.
Isso é um perigo, uma tentação, um desvio de rota e de caminho! Só Jesus nos salva, só Ele nos conduz ao Pai. Que não percamos a meta e a direção do caminho, que não desviemos do Cristo o nosso olhar, que não tiremos Jesus do nosso coração. Estando n’Ele e com Ele estaremos no caminho da vida eterna! Ao passo que, se tirarmos d’Ele o nosso olhar, o risco de nos perder será muito grande!

Deus abençoe você!

Fonte: Canção Nova

Vencendo as tempestades da vida

Podemos andar por cima de nossos problemas sem nos deixar amedrontar pela tempestade

No Evangelho de São Mateus, há um fato muito interessante: após a multiplicação dos pães, Jesus despediu-se dos apóstolos e foi rezar no alto do monte. Eles, que estavam num barco, perceberam a agitação da embarcação devido à grande tempestade e ficaram apavorados. De repente, viram alguém caminhando sobre o mar: era o Messias.
Não imaginando que fosse Jesus, eles ficaram ainda mais amedrontados e soltavam gritos de terror: “É um fantasma!”. Mas logo o Senhor lhes disse: “Confiança! Sou eu. Não tenhais medo” (cf. Mt 14,27).
Muitas vezes, nossa vida é agitada pelas tempestades e nós nos desesperamos, porque nos falta confiança. Mas precisamos confiar cegamente em Deus, na certeza de que Seu socorro não nos faltará.
O Senhor é o mesmo de ontem, hoje e amanhã. Ele está vivo. Não servimos a um Deus morto. Clame e Ele virá ao seu encontro.
Não desanime na hora da tempestade. Peça ao Senhor que o pegue no colo, para que a tempestade não o afogue. O Senhor nos manda ser corajosos e diz que não precisamos ter medo de nada, porque Ele nunca vai nos deixar sozinhos.



vencendoastempestadesdavidaQuando tomamos consciência e clamamos pelo socorro do céu, tudo muda, a tempestade se acalma e ousamos andar sobre as águas. Foi o que Pedro experimentou:
“Senhor, se és mesmo Tu, ordena-me que vá ao teu encontro sobre as águas. Vem, disse Ele. E Pedro, saindo do barco, caminhou sobre as águas e foi rumo a Jesus” (Mt 14, 28-29).
Nós também podemos “andar” sobre nossos problemas, sobre as tempestades que assolam nossa vida, fixando os olhos em Deus e não os desviando para direita nem para a esquerda.
Quando Pedro tirou os olhos de Jesus, ele afundou. Aí está o segredo: poderemos andar sobre nossos problemas, sem nos deixar amedrontar pela tempestade, se continuarmos com os olhos fixos no Senhor.
Tenha a certeza: quando você traz o Senhor para dentro do barco da sua vida, tudo muda. O vento cessa, a tempestade se acalma e Deus passa a ter o comando de todas as coisas.
“”Confiança! Sou eu. Não tenhas medo”.” Seja qual for a situação pela qual você esteja passando, confie, pois o Senhor está ao seu lado nas situações embaraçosas do dia a dia. Não há o que temer.
Reze comigo:
“Senhor, eu agradeço por tantos milagres e curas que tens realizado na vida dos meus irmãos. Tu és verdadeiramente o Deus do impossível. Entra, Senhor, no barco da minha vida. Vê, Senhor, a agitação em que ela está. Até hoje eu tive medo e pensei que estava sozinho, mas agora não temo, pois quem está conduzindo o barco da minha vida é o Senhor.
Apresento ao Senhor todas as situações que estou vivendo e já Te agradeço pelo novo rumo que estás dando a ela. Eu não estou sozinho. Confesso que já estava cansado, fraco, com medo das grandes ondas, mas agora já não tenho mais medo, porque o Senhor é por mim.
Agradeço pelo milagre que estás realizando na minha vida. Sou uma nova pessoa.
A partir deste momento, o leme da minha vida está em Tuas mãos. Eu não tomarei mais nenhuma decisão por mim mesmo. Quero louvar e agradecer pela paz e pela cura que realizas. 
Bendito seja o Teu nome, meu Senhor e meu Deus.”

(Trecho extraído do livro “’Isto é obra do Senhor: Um milagre aos nossos olhos!’,” de monsenhor Jonas Abib).

Fonte: Canção Nova

Fechar-se à ação do Espírito é fechar à graça de Deus

terça-feira, 21 de abril de 2015

Fechar-se à ação do Espírito é fechar à graça de Deus. Não resista à ação Paráclito, não coloque obstáculos para a ação de Deus em sua vida, pois o Senhor quer fazer novas todas as coisas. 

Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo” (At 7, 51).

Estêvão, homem de fé, cheio do Espírito Santo e da graça de Deus, pregou e apregoou o Reino de Deus com coragem e com a força vinda do alto. Por onde andava, Estêvão levava a Palavra de Jesus de forma audaciosa, por isso ele começou a incomodar; sua presença causava incômodo àqueles que se opunham à Palavra de Deus, à Palavra de Cristo, à mensagem que essa Palavra trazia aos corações.
Mas mesmo aqueles que resistiram à pregação da Palavra, a eles Estêvão foi pregar e anunciar dizendo-lhes: “Homens de cabeça dura!”. Sabemos que, quando a nossa cabeça é dura, fechada e colocamos certas coisas na cabeça, parece que nem Deus as tira, porque nos fechamos tanto e o novo de Deus não entra em nós.
Estêvão está pregando para os homens religiosos da sua época, para aquele grupo de judeus que não se abriram à graça de Deus. Hoje é preciso pregar para nós cristãos, seguidores de Cristo, que, mesmo conhecendo Jesus, ainda estamos de cabeça dura, não somos capazes de abrir o coração e ficamos, muitas vezes, insensíveis às realidades de Deus, à graça de Deus e à ação d’Ele no meio de nós.
O que os homens daquela época fizeram foi resistir à ação do Espírito Santo na vida deles. E nos dias de hoje, mesmo conhecendo Jesus e Sua Palavra, nós também, muitas vezes, resistimos, colocamos dificuldades e não abrimos inteiramente o coração para que o Espírito aja, fale em nós e nos use para sermos instrumentos da graça de Deus.
Não existe tragédia maior para um cristão, para um homem e para uma mulher de Deus, do que resistir à ação do Espírito, do que não permitir que o Paráclito traga o novo, que Ele nos conduza para o novo, que nos inspire sempre o novo de Deus.
É preciso abrir a cabeça, ampliar os horizontes e escutar o sopro do Espírito, que faz novas todas as coisas. É preciso quebrar a insensibilidade do nosso coração, muitas vezes, fechado às graças, ao sopro e àquilo que é a condução de Deus para os dias de hoje.
Deus tem algo novo a fazer na sua vida, na sua casa, na sua família e nos seus; por isso não resista à ação do Senhor, não coloque obstáculo para a ação de Deus, não ponha dificuldades para que a graça de Deus seja atuante na sua casa.
A maior barreira para a graça de Deus acontecer em nós não está no exterior, no mundo lá fora, nem nas pessoas ou circunstâncias; essas barreiras estão justamente dentro de nós, quando fechamos a cabeça e não abrimos o coração para que o Espírito aja em nós e por meio de nós!

Deus abençoe você!

Fonte: Canção Nova

Combate espiritual existe?

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Em nossa caminhada como cristãos ou não cristãos, não há dúvida de que passamos por diversos combates

Nossa vida é uma só e precisamos vivê-la bem. Aquele que é cristão talvez tenha um pouco mais de vantagem por causa de Cristo Jesus, pois a vida do Senhor é um modelo para vivermos bem esta única vida que temos.
Combate espiritual existe?
Quando olhamos para a história de Jesus, verificamos que Ele passou por duras provas. Primeiramente, até mesmo antes de nascer, Seus pais estavam com dificuldade de encontrar abrigo para Ele. Jesus nasceu numa gruta, numa manjedoura. Depois, Nosso Senhor cresceu. A Bíblia não relata sua adolescência nem juventude, mas mostra sua vida adulta.
Na vida adulta do Senhor, verificamos, no Evangelho de Lucas, capítulo quatro, que Jesus foi tentado no deserto, tentado no prazer, tentado a transformar pedra em pão. Jesus foi tentado a possuir reinos e poderes. Podemos perceber que o Filho de Deus passou por uma batalha espiritual no deserto.
No decorrer de sua caminhada aqui na terra, Jesus realizou curas em vários momentos, vários e belos sermões onde alguns queriam fazê-Lo grande, mas Ele pedia discrição ou saia logo daqueles locais. Nesse sentido, Ele também combatia o inimigo para não cair no orgulho.
Em nossa caminhada como cristãos ou não cristãos, não há dúvidas de que passamos por diversos combates, mas é preciso discernir para tomar a melhor atitude; há realidades que são, sim, espirituais; outras são do humano e outras da finitude humana.
Por isso é muito bom que tenhamos uma boa sintonia com Deus por meio da oração, “a oração é um combate. Contra quem? Contra nós mesmos e contra os embustes do Tentador…” (CIC § 2726). Combatemos contra nós mesmos e contra o inimigo, por isso é necessário contar com um acompanhador espiritual, e por que não dizer um profissional da área de psicologia para ajudar a entender e dar os passos?
A maioria dos que me leem são pessoas que frequentam a igreja e buscam a santidade, mas eu preciso dizer que não basta colocar a culpa apenas nas realidades sobrenaturais. Sim, se você tem enfrentado problemas difíceis de serem resolvidos, busque ajuda naquilo que é possível, use as ferramentas que Deus nos deixou: a oração, o jejum e a esmola (caridade), mas não só a espiritualidade como também a medicina e a psicologia.
O combate espiritual existe, porém há combates que travamos que nem sempre são de cunho espiritual, mas também psíquico e físico. Por exemplo: algumas pessoas dizem que não conseguem se livrar de um vício e buscam a confissão várias vezes. Não adianta ficar apenas confessando esse pecado, é hora de dialogar e tentar entender por que isso atormenta tanto. Talvez tenha sido a falta de vigilância, mas também pode ser a imaturidade.
Um outro exemplo que normalmente é tido com dificuldade espiritual é a falta de perdão. Se a pessoa já confessou, o perdão já foi dado por Deus; agora, se ficou a lembrança, a pessoa precisa trabalhar isso, aceitar que perdoou, perdoar e continuar a vida. Como trabalhar essa lembrança ruim? Dialogar com Deus na oração e também buscar um acompanhamento para entender ou se não entender, não parar nisso. A falta de perdão, usada no exemplo, muitas vezes não diz apenas de uma realidade espiritual, mas é também humana. É preciso olhar de longe, refletir, dialogar e entender que a maior prejudicada é aquela pessoa que alimenta esse sentimento ruim.
Um último exemplo é quando a pessoa diz que não tem mais forças para fazer as mesmas atividades. Antes, ela rezava isso e aquilo, fazia vigílias, frequentava aquele grupo e também aquele outro; mas hoje a pessoa não consegue mais. Meu querido e minha querida, nosso corpo sente, não somos adolescentes a vida toda. Não se culpe pelo fato de não conseguir mais, pois existe uma limitação natural em cada um de nós. Por isso, não diga apenas que é uma mal espiritual.
A batalha espiritual é, sim, uma realidade. Jesus passou pelas tentações do inimigo, pelas tentações e provocações dos homens, mas foi vencedor e n’Ele também somos vencedores. Diante das batalhas que você enfrenta, analise, faça o discernimento: “Não consigo fazer por preguiça ou não faço porque realmente não tenho mais forças físicas?”. Tenho feito “corpo mole” para as coisas de Deus? Tenho buscado ajuda nas minhas dificuldades ou eu me basto e resolvo sozinho? Na maioria das vezes, isso não dá certo, é preciso buscar ajuda, pois contar com o outro é também cura contra o egoísmo.
 
Fonte: Canção Nova

Oração reparadora ao Santíssimo Sacramento

Reze a oração reparadora ao Santíssimo Sacramento

Divino Salvador Jesus! Dignai-vos baixar um olhar de misericórdia sobre vossos filhos, que reunidos em um mesmo pensamento de Fé, Reparação e Amor, vêm chorar a vossos pés suas infidelidades e a de seus irmãos, os pobres pecadores!
Oracao reparadora ao santissimo sacramento
Possamos nós, pelas promessas unânimes e solenes que vamos fazer, tocar o vosso divino Coração, e dele alcançar misericórdia para o mundo infeliz e criminoso e para todos aqueles que não têm a felicidade de vos amar!
Daqui por diante, sim, todos nós vo-lo prometemos:
Do esquecimento e da ingratidão dos homens, Nós vos consolaremos, Senhor!
Do abandono em que sois deixado no santo Tabernáculo,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Dos crimes dos pecadores,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Do ódio dos ímpios,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Das blasfêmias que se vomitam contra vós,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Das injúrias feitas à vossa divindade,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Dos sacrilégios com que se profana o vosso Sacramento de amor,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Das imodéstias e irreverências cometidas em vossa presença adorável,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Da tibieza do maior número de vossos filhos,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Do desprezo que se faz de vossos convites cheios de amor,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Das infidelidades daqueles que se dizem vossos amigos,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Do abuso de vossas graças,
Nós vos consolaremos, Senhor!
De nossas próprias infidelidades,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Da incompreensível dureza de nossos corações,
Nós vos consolaremos, Senhor!
De nossa longa demora em vos amar,
Nós vos consolaremos, Senhor!
De nossa frouxidão em vosso santo serviço,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Da amarga tristeza em que sois abismado pela perda das almas,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Do vosso longo esperar às portas de nossos corações,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Das amargas repulsas de que sois saciado,
Nós vos consolaremos, Senhor!
De vossos suspiros de amor,
Nós vos consolaremos, Senhor!
De vossas lágrimas de amor,
Nós vos consolaremos, Senhor!
De vosso cativeiro de amor,
Nós vos consolaremos, Senhor!
De vosso martírio de amor,
Nós vos consolaremos, Senhor!
Oração:
Divino Salvador Jesus, que de vosso Coração deixastes escapar esta queixa dolorosa: “Eu procurei consoladores e não os achei”, dignai-vos aceitar o pequeno tributo de nossas consolações e assistir-nos tão poderosamente com o socorro de vossa graça que, para o futuro, fugindo cada vez mais de tudo o que vos poderia desagradar, nos mostremos em tudo, por toda a parte e sempre, vossos filhos, os mais fiéis e devotados.
Nós vo-lo pedimos por vós mesmo, que sendo Deus, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém.


Oração de libertação de nossa casa

domingo, 19 de abril de 2015

Esta oração de libertação pode ser feita em casa com a família reunida

Após fazê-la, reze um Pai-Nosso e jogue água abençoada em todos os cômodos.

Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém!

Oracao de libertacao de nossa casa
Pai de infinita bondade, estou consagrando ao Senhor minha casa, este lugar em que moro com meus familiares.
Muitas casas se tornam lugar de brigas, de disputas por heranças, de dívidas financeiras, choros e sofrimentos. Algumas são cenário de adultério, outras se transformam em lugar de ódio, vingança, prostituição, pornografia, devassidão, roubos, tráfico de drogas, falta de respeito, doenças graves, doenças psicológicas, agressividade, mortes e abortos.
Às vezes, enquanto a casa é construída, alguém, pelos mais variados motivos, amaldiçoa os donos ou os materiais de construção usados. Isso não é bom para o lugar em que vivemos. Por isso eu Te peço, Senhor, retira tudo isso do nosso lar.
Se o terreno, no qual está a casa, foi motivo de disputas judiciais e heranças mal resolvidas, o que pode ter gerado mortes, acidentes, violência e agressividade, peço, Senhor, que nos abençoes e afastes de nós todo esse mal!
Eu sei que o inimigo se aproveita dessas situações para instalar seu quartel geral, mas também sei que Tu tens o poder de expulsar daqui todo mal. Por isso, peço que o demônio vá direto aos Teus pés e nunca mais volte para esta casa.
Hoje, tomei a decisão de consagrar esta casa a Ti. Peço que, assim como foste na casa dos noivos de Caná da Galileia e ali fizeste o Teu primeiro milagre, venha hoje à minha casa e expulse todo o mal que possa estar nela enraizado e as possíveis maldições nela impregnadas.
Por favor, Cristo Senhor, expulsa agora, com o Teu poder, todo mal, toda falsa enfermidade, o espírito de separação, o adultério, os problemas financeiros, os espíritos malignos de agressividade, de desobediência, de bloqueios afetivos e familiares, toda e qualquer consagração, feitiço, benzimentos ou evocação dos mortos, simpatias ou uso de cristais, energização, todo tipo de vulto e barulho (cite outros incômodos que não estão aqui listados e que o (a) perturbam).
Que esses males sejam expulsos, agora, deste lugar, em nome de Jesus, e nunca mais voltem, pois esta casa agora pertence a Deus e a Ele é consagrada!
Senhor, eu Te peço, expulsa daqui toda a agressividade entre irmãos, toda briga, a falta de respeito e violência entre pais e filhos, entre o casal que aqui habita, entre os moradores desta casa e os vizinhos.
Que os anjos de Deus venham morar conosco. Que cada quarto, sala, banheiro, cozinha, corredor e área externa sejam agora habitados por eles. Que nossa casa seja uma fortaleza habitada e protegida pelos anjos do Senhor, para que toda a nossa família permaneça em oração, na fidelidade do amor a Deus, e que nela habitem a paz e a plena concórdia.
Muito obrigado (a), Senhor, por atender as minhas preces! Que cada dia possamos Te servir e que sejamos sempre agraciados com a Tua bênção. Saiba, Senhor, que esta casa Te pertence. Fica conosco, Senhor! Amém!


Oração pelas famílias

Oração do Papa Francisco pelas famílias

familia
Jesus, Maria e José,
em vós contemplamos
o esplendor do amor verdadeiro,
a vós, com confiança, nos dirigimos.
Sagrada Família de Nazaré,
tornai também nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré,
jamais nas famílias se faça experiência
de violência, fechamento e divisão:
qualquer um ferido ou escandalizado
tenha logo consolação e cura.
Sagrada Família de Nazaré,
o próximo Sínodo dos Bispos
possa trazer novamente a todos a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
sua beleza no projeto de Deus.
Jesus, Maria e José,
escutai, ouvi nossa súplica, Amém!

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó