O perdão é um escudo para a alma

terça-feira, 10 de março de 2015

O perdão é um escudo que nos protege de muitos males físicos e de doenças espirituais e emocionais. Precisamos olhar para todas as relações que já vivemos e aplicá-lo setenta vezes sete.

“Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18, 22).

A Palavra de Deus, que chega hoje ao nosso coração, é um convite para que eu e você vejamos o lugar que o perdão ocupa em nossa vida e em nossa espiritualidade, porque não existe espiritualidade cristã e não existe seguimento de Jesus Cristo sem fazer do perdão um escudo e um alimento para a alma.
Primeiramente porque o perdão é um escudo que nos protege de muitos males, de muitas doenças e nos protege do envelhecimento precoce e da saúde debilitada. Isso porque ele não faz bem somente ao nosso espírito e à nossa alma, mas também faz bem à nossa moral, à nossa saúde física, psíquica e assim por diante.
Jesus não nos quer doentes e enfermos, porque nós, muitas vezes, vivemos “engolindo” os nossos ressentimentos, as nossas mágoas e as nossas decepções com a vida e com as pessoas que encontramos ao longo do caminho.
O perdão não deve ser vivido somente em algumas situações, ele deve ser vivido em todas as ocasiões da vida! Ao perguntar a Jesus se bastava perdoar sete vezes um irmão, quando este pecasse contra ele, é como se o Senhor dissesse a Pedro: “Se sete já é um número perfeito, é preciso levá-lo ao extremo da perfeição”. O Senhor é muito claro, o perdão não basta ser humano, ele precisa ser um perdão divino! Da forma como Deus nos perdoa é assim também que devemos perdoar ao nosso próximo, ao nosso transgressor, ao nosso devedor.
Tudo isso porque, ao implorar de Deus o Seu perdão e a Sua misericórdia, nós queremos que Ele tenha compaixão de nós e que Ele realmente nos perdoe de todo e qualquer pecado que nós tenhamos cometido, com o qual agredimos a Sua presença em nós e deixamos de honrá-Lo quando pecamos contra o nosso próximo.
Deus nunca nos nega perdão, nunca nega Sua misericórdia, mas o mesmo Deus que perdoa e é misericordioso, no sentido mais extremo da palavra, também é um Deus justo. Com a mesma medida que nós usamos para perdoar aos outros é que seremos também perdoados por Ele na realidade final de nossas vidas. Se passamos a vida inteira pedindo a Deus perdão pelos nossos pecados e Ele sempre nos perdoa, por que é que, no nosso egoísmo e em nosso orgulho, nós só perdoamos ao próximo de vez em quando, quando achamos conveniente ou quando temos forças para isso?
Eu sei que perdão não é uma coisa automática, perdão não é dizer que: “Eu vou perdoar!” ou “Eu já estou perdoando”. Precisamos querer perdoar, esse é o primeiro passo, os outros Deus vai nos ajudar a realizá-los, mas a disposição primeira tem que ser nossa. Precisamos olhar para nossa vida e história e aplicar em todas as relações que já vivemos o perdão setenta vezes sete. Assim nós não vamos nos decepcionar no nosso encontro definitivo com Deus.
Se muito perdoamos, muito também seremos perdoados!

Deus abençoe você!

 Fonte: Canção Nova

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó