Precisamos valorizar aqueles que Deus colocou ao nosso lado

sexta-feira, 1 de agosto de 2014


Não sabemos valorizar as pérolas, as pratas, aqueles que estão conosco no dia a dia. Deus vai falar muito mais por meio deles se soubermos valorizar aqueles que Ele colocou ao nosso lado.

“Jesus, porém, disse: ‘Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!’” (Mateus 13, 57).

Nós, hoje, acompanhamos o drama de Jesus que se dirige à Sua terra natal: Nazaré. Nós dizemos “terra natal” não porque Jesus nasceu em Nazaré, mas sim porque foi ali que Ele foi criado, que Ele cresceu e também ali estão Seus familiares e Seus parentes. Foi ali que Jesus começou a ensinar na sinagoga, é ali que as pessoas iam para admirar a pregação e a mensagem d’Ele.
Mas, ao mesmo tempo, é da Sua terra, da terra que O criou, a terra em que Ele viveu, que Ele também recebe desprezo, é nessa mesma terra que Ele não é aceito, é dali que vêm as interrogações, é dali que vem a rejeição a Ele. Muitos de Seus parentes e familiares mais próximos também manifestaram incredulidade na pregação de Jesus. Por isso o Senhor vem perguntar e, ao mesmo tempo, afirmar que: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” (Mt  13, 57). Ele justamente nega isso ao afirmar que um verdadeiro profeta não é estimado em sua pátria e em sua casa.
A fala de Jesus nos ajuda a compreender, porque nós, muitas vezes, não escutamos os da nossa casa falarem, os de nossa família falarem. Preferimos escutar as pessoas de fora a escutar os nossos! Que dificuldade é para um filho escutar o seu pai ou a sua mãe! Ele prefere escutar os colegas da rua, ouvir o que os outros estão dizendo, a escutar os seus pais.
Da mesma forma, quanta dificuldade é para o marido escutar a esposa ou a esposa escutar o marido; quantas vezes ele prefere escutar os companheiros da rua, do trabalho, do boteco; e ela prefere escutar as comadres, aquelas do salão, as conversas de rua e, muitas vezes, não nenhum dos dois dá ouvidos aos da própria casa.
Nós, hoje, somos chamados pelo Mestre a rever os nossos conceitos familiares; o Senhor nos chama a darmos mais atenção – pode ser que nem concordemos, pode ser que nem estejamos de acordo com aquilo que os da nossa casa estão dizendo, mas a primeira obrigação é escutar a quem mora conosco, quem vive conosco e aqueles que são nossas autoridades diretas. Escutar nossos pais, a mulher escutar o marido; o marido escutar a sua esposa – nisso está a graça de Deus. Nós, muitas vezes, damos valor só ao que é de fora,  e é isso o que também acontece em nossas igrejas, nossas paróquias: o padre bom é só o da outra igreja, o pregador bom e o cantor bom são só o que vêm de fora e não sabemos valorizar as pérolas, as pratas e aqueles que estão conosco no dia a dia. Deus vai falar muito mais por meio deles se soubermos valorizar aqueles que Ele colocou ao nosso lado.

Deus abençoe você!

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó