ADVENTO: Tempo de preparação para o NATAL

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pe. Marcondes Meneses
A cada ano a Igreja nos propõe uma caminhada em vista da preparação do Natal do Senhor através do ADVENTO, como sendo o momento favorável, o dia da salvação (2Cor 6,2), da paz e da reconciliação.
Com o Advento, estamos iniciando não só um novo tempo, como também um novo ano litúrgico e somos chamados a percorrer com Jesus Cristo um itinerário que nos prepara para celebrar bem o Natal.
O tempo do Advento abre para a Igreja a grande celebração da manifestação do Salvador em nossa humanidade. É um tempo de preparação para as festas epifânicas (manifestações) e nos prepara para receber o Senhor que vem e se manifesta a nós.
Devemos nos preparar em família, como comunidade que celebra, no ambiente de trabalho, através de mudanças de atitudes concretas que nos levem a acolher a Palavra de Deus e colocá-la em prática.
“Esse período é organizado em dois momentos:
1) a manifestação em glória e majestade no final dos tempos, que provoca em nós o fortalecimento da esperança e as atitudes de vigilância e de espera;
2) a partir do dia 17 de dezembro, celebramos a expectativa da manifestação do Senhor em nossa carne.”
Este percurso se dá através da celebração de quatro domingos seguidos nos levando a refletir através da liturgia da palavra a necessidade de ficarmos prontos para o encontro com Deus que se aproxima, fazendo um convite à conversão, à alegria e à esperança.
A cada domingo, a Igreja nos faz um convite a preparar-nos para festa do Natal do Senhor escutando o que a liturgia da Palavra nos indica através das palavras chaves, contidas nos evangelhos:
  • 1° Domingo: VIGIAI, Jesus nos alerta através da parábola do Patrão “Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo” (Mc 13,35-36);
  • Os textos bíblicos da liturgia do 2º domingo são uma convocação à mudança de vida, através da CONVERSÃO pregada por João Batista (Mc 1,1-8);
  • Nas leituras do 3° domingo transpira a alegre expectativa: o Salvador vem! O testemunho de João Batista não deixa dúvidas de quem é Jesus: a luz verdadeira que vem iluminar todo ser humano, por isso já nos aponta a uma ALEGRIA, verdadeira (Jo 1, 6-28)
  • E por fim, no 4° domingo contemplamos a figura de Maria que se coloca a SERVIÇO do plano de Deus quando diz “eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,26-38).
                                                
Não façamos deste ADVENTO, mais um tempo que passa em nossas vidas, mas vamos vivenciá-lo com toda intensidade do nosso ser, na certeza de celebrar bem o maior evento da humanidade: a Encarnação de Deus em Jesus Cristo feito homem, que vem habitar entre nós.

1 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus ilumine, proteja e abençoe todas as Comunidades, peço a Jesus Cristo que envie seus anjos para espalhar amor e paz entre os povos.

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó